top of page

RITUAL DA MENINA MOÇA

O rito da Menina Moça representa a transition entre a infância e a entrada na vida adulta dentro da comunidade indígena do povo Nambikwara.

 

Este ritual é realizado quando a jovem passa pelo seu primeiro ciclo menstrual, tornando-se uma menina pública (wa’yontãdu, “menina menstruada”).

 

Nesse momento, ela é conduzida a uma reclusão numa construção circular chamada “tamuio”, feita de palha e caibros de juçareira, que é especialmente erguida pelos pais para essa finalidade.

 

Para os Nambikwara, o tamuio simboliza o casulo onde a borboleta aguarda sua completa transformação para a fase adulta.

 

Durante esse período de reclusão, a jovem recebe orientações e instruções das mulheres de sua família e da comunidade, preparando-a para desempenhar as responsabilidades das mulheres adultas de sua etnia.

 

Em meio a flautas tocadas, cantos entoados, danças e competições esportivas, as aldeias da comunidade celebram a transição das meninas para a fase adulta.

 

Toda a comunidade se envolve, desde o planejamento do evento até a aquisição dos materiais e alimentos necessários, além de receber convidados de outras regiões.

 

A cerimônia inclui um conjunto de canções vocais conhecidas como “músicas da menina menstruada”, que estão intrinsecamente ligadas ao rito de passagem da puberdade feminina e são entoadas exclusivamente durante esse ritual. Além das canções vocais, eles também apresentam um repertório de “músicas de flautas”, usando instrumentos de sopro confeccionados especificamente para essa ocasião.

 

Apesar de ser uma prática secular entre os Nambikwara, a realização desse rito não está isenta de desafios. Para preservar a cultura do povo Nambikwara, o Instituto Amazonas está oferecendo apoio à realização do ritual, assim como à produção de artesanato tradicional e ao estabelecimento de roças comunitárias para o consumo de alimentos típicos dessa etnia.

Objetivos conectados a esta iniciativa:

SDG-2.png
SDG-5.png
SDG-15.png

Apoio:

REM_Mato_Grosso.png
bottom of page